Qual a melhor caixa de areia para gato?

Quando eu resgatei os gatinhos que foram encontrados no lixo, eu não sabia quase nada sobre gatos e tive que me virar pra descobrir o que era melhor pra eles. Para que isso não aconteça com você, decidi escrever esse texto e fazer um vídeo pra dividir com todos o que eu aprendi.

E uma coisa extremamente necessária na vida de um gato é a caixinha de areia. Sério, se tem uma coisa que gosto nos felinos é que eles fazem xixi e cocô na caixinha e enterram, então é bem fácil de cuidar deles! Geralmente (porque existem exceções) os gatos já procuram uma areia pra fazer as necessidades e enterrar. Comigo foi assim. Os 4 filhotes que resgatei já foram direto nas caixinhas.

Porém, a gente tem que tomar alguns cuidados e escolher a melhor caixa de areia para que eles continuem usando e não fique aquele cheiro ruim em casa.

A primeira coisa que temos que pensar quando vamos escolher uma caixa é o tamanho do gato. Se ele for filhote, até dá pra pegar uma caixa menor, mas depois que ele crescer, você vai precisar trocar por uma maior porque o gato precisa pelo menos conseguir dar uma volta em torno dele mesmo e ficar em pé (caso você opte por uma daquelas caixas fechadas).

A altura também é importante! Pra um gato adulto, tudo bem optar por uma caixa de areia mais alta, mas se é um filhote ou um idoso (que pode ter dificuldades para se locomover) precisa ficar de olho pra ver se ele consegue subir e chegar até a areia. O ideal é que você procure um meio termo entre o que seu gato precisa e o que faz menos sujeira pois quando o animal vai enterrar suas “necessidades” pode derrubar areia para fora.

Você também precisa pensar no local em que vai colocar o “banheiro” do seu gatinho. Provavelmente de primeira você pode pensar em esconder o máximo que puder em um lugar mais afastado possível, pra não ficar sentindo cheiro e ninguém ver. Mas aí seu gato pode não encontrar e ele precisa estar confortável para usar a caixinha. Então se estiver em um local muito difícil pra ele acessar ou do lado da máquina de lavar, por exemplo, que faz aquele barulhão, pode ser que ele se assuste e não queira usar a caixinha. Procure um lugar tranquilo e calmo!

Caixa aberta ou caixa fechada? Você pode imaginar que a caixa fechada é melhor porque assim não vai areia pra fora e o cheiro vai ficar ali dentro, certo? Mas justamente por isso pode ser que seu gato não curta muito. Uma vez eu li um texto em que uma pessoa dizia que caixa de areia fechada é como banheiro químico para gente. Um negócio de plástico, fechado, fedido… e eu achei engraçado porque consegui imaginar como um gato se sentiria ali naquela caixinha fechada com xixi e cocô. Mas cada gato é um gato, já conheci um gatinho que usava a caixa fechada sem problemas. Para ter certeza, você vai ter que testar.

E como fazer a limpeza? Eu sugiro que você retire as fezes todos os dias (dependendo da quantidade até mais de uma vez por dia). Sugiro também que troque toda a areia e lave a caixa uma vez por semana, mas aí você vai ter que ver qual a sua necessidade, porque se tem mais de um gato, pode ser que precise mais.

É legal ter sempre uma caixa a mais do que a quantidade de gatos da casa. Por exemplo, se você tem 2 gatos, o ideal seria ter 3 caixas porque ás vezes acontece de eles não quererem usar a mesma ou quererem fazer xixi em uma e cocô em outra…

Ah e se você tem cachorro em casa, aí tem que tomar mais cuidado porque alguns cães gostam de saborear o cocô do gato! É, nojento, eu sei, mas acontece! Uma dica é encontrar algum lugar na sua casa que os cães não tenham acesso.

Espero que com essas dicas você consiga encontrar a melhor caixa de areia para seu gato e que ele use tranquilamente.

Conta aqui nos comentários qual caixinha seu gato curte mais!

Até a próxima! Tchau, tchau.