Criança pode ter cachorro? E gato?

Uma dúvida que ainda existe é se criança pode conviver com cachorro e gato. Algumas pessoas inclusive doam ou abandonam os seus bichinhos quando descobrem que vão ser pais, mas será que precisa de tudo isso?

Claro que não! Crianças podem sim crescer com animais, desde que estes sejam bem cuidados, ou seja, estejam com a saúde em dia, que você leve ao veterinário regularmente, faça os exames necessários, dê vermífugo, vacinas, remédio para os parasitas (pulga e carrapato) e mantenha a higiene do seu pet e do local em que eles vão conviver.

Obviamente que quando é um recém-nascido, o cuidado deve ser um pouco maior e o contato com animais deve ser feito aos poucos, com responsabilidade, pensando na saúde do bebê e do animal.

Mas é muito importante também que a criança NUNCA fique sozinha com o bichinho, que sempre tenha um adulto junto. Isso para a segurança do bebê mas também do pet, porque a gente sabe que a criança ainda está aprendendo a controlar sua força, então às vezes aperta um pouco mais forte, pode puxar orelha, rabo… e por mais que seu cachorro ou gato seja super manso, ninguém gosta de ser incomodado, cutucado, então eles podem reagir. Se é um animal maior como um labrador, por exemplo, em uma brincadeira ele pode acabar derrubando a criança sem querer… então é sempre bom ficar de olho e não deixar eles sozinhos em nenhum momento!

E cabe a você, que convive com eles, ensinar a criança a respeitar o animal, a não machucar, a aprender a fazer carinho, amar o bichinho…

Já se o pet está tendo comportamentos mais agressivos, também cabe a você ajudá-lo a melhorar! Você pode procurar um adestrador (que faça adestramento positivo) ou mesmo um veterinário para te orientar. Quanto aos cuidados com a criança, você pode consultar um pediatra!

O mais importante é respeitar o espaço e momento tanto da criança quanto do animal, manter a saúde de ambos e não desistir!

Saiba mais sobre a relação entre crianças e animais:

https://revistacrescer.globo.com/Bebes/Saude/noticia/2017/05/bebes-que-convivem-com-caes-sao-mais-fortes-e-saudavei.html

https://www.cbc.ca/amp/1.4060080

https://hypescience.com/bebes-que-crescem-com-caes-e-gatos-tem-menos-chance-de-ter-alergias/

https://veja.abril.com.br/saude/seis-provas-de-que-ter-bichos-de-estimacao-faz-bem-a-saude/

https://super.abril.com.br/saude/bebes-que-convivem-com-gatos-crescem-mais-resistentes-a-asma/

Quer conhecer o brinquedo que comentei no vídeo? Então acesse:

https://lojaluisamell.com.br/adota-pets/

https://www.lojamultikids.com.br/adota-pets-scott-multikids-br1068/p

*produtos sujeitos a disponibilidade de estoque