Como fazer cadeira de rodas para cachorro
Assim como nós, humanos, podemos perder os movimentos das nossas pernas e braços, os animais também podem perder os movimentos das suas patinhas e precisar de cadeira de rodas.
Doze anos atrás, eu encontrei uma cachorrinha, que tinha sido atropelada e abandonada, em uma estrada. Ao levar até o veterinário, uma fratura na coluna foi verificada, o que não permitiria que os movimentos das patinhas traseiras fossem recuperados. A ideia inicial do profissional foi a eutanásia, mas obviamente, não foi uma escolha para mim. Não seria justo acabar com uma vida somente porque aquele animal não poderia mexer as patinhas. Sem contar o olhar dela, de esperança e vontade de viver.
Ao pesquisar e entrar em contato com outro veterinário, descobri que era possível fazer tratamento com fisioterapia e acupuntura, e também utilizar uma cadeira de rodas. Tudo isso daria qualidade de vida e mais autonomia para a cachorrinha, que nesse momento já fazia parte da família e tinha recebido o nome de Alê.
A grande dificuldade que tive foi encontrar onde comprar cadeira de rodas e principalmente o preço. Verifiquei lugares que faziam cadeiras bem resistentes e profissionais, mas em cidades distantes e com o valor muito alto para aquele momento em que já estava tendo gastos com tantos medicamentos e fisioterapia.
Por sorte, meu pai sempre teve habilidades manuais, então depois de pesquisar alguns modelos, ele desenvolveu uma específica para a Alê, até com regulagem de altura e comprimento.
Mas eu sei que essa não é a realidade de todos. Sei também que, muitas vezes, quem decide adotar um animal especial, não possui tantos recursos para comprar uma cadeira de rodas pronta.
Então, eu desenvolvi um passo a passo para que você possa fazer uma cadeira de rodas para seu cachorro ou gato, com cano de pvc, que, por mais que não seja tão resistente como o alumínio, é um material mais acessível e que pode atender à necessidade do seu animal. Vamos lá?
Primeiramente, você vai precisar tirar algumas medidas do seu cachorro e anotar alguns materiais, conforme abaixo:
Medidas:
1- Da pata dianteira até o bumbum
2- Altura da patinha até o ombro
3- Distância de um ombro ao outro
Materiais:
- Barra roscada
- Canos de PVC (ver no vídeo abaixo os pedaços)
- Pedaços do cano para emendas
- 2 joelhos ou cotovelos de 90º
- 2 joelhos ou cotovelos de 45º
- 4 “Ts”
- 2 rodas
- 4 tampões
- 4 arruelas
- 2 porcas de pressão
- Nylon
- 01 fivela
De acordo com o tamanho do animal e consequentemente o tamanho da cadeirinha que irá fazer, você pode aumentar a quantidade desses itens.
Agora que você já definiu as medidas e está com os materiais em mãos, chegou a hora de montar! Vou deixar aqui embaixo um vídeo com o passo a passo para você seguir:
Depois que fizer, pode ser que seu animal já saia correndo com a cadeirinha, mas outros podem ter mais dificuldade em se adaptar. Por isso, tenha paciência, coloque por um momento, deixe que ele perceba aquele novo elemento, procure mostrar os movimentos que ele pode fazer e aos poucos vá aumentando o período de permanência na cadeirinha. Busque a ajuda de um veterinário ou fisioterapeuta para te ajudar com esse processo.
Porém, mesmo super adaptado, é importante lembrar que o cachorro não deve ficar muitas horas na cadeira de rodas, pois ele pode cansar, sobrecarregar sua coluna ou causar ferimentos. Também não o deixe sem supervisão, a cadeirinha pode tombar ou ficar presa em algum local.
Aqui, a Alê utiliza somente para passeios. Em casa, como o piso é frio e não machuca as patinhas ao deslizar, ela aprendeu a se locomover com as patas dianteiras.
Espero que com essas informações, você possa dar uma melhor qualidade de vida para seu cachorro ou para algum animal que precise!
Ah e se fizer, deixa nos comentários como foi a sua experiência e se seu animal gostou! 🙂