Como adotar cachorro? Vale também para gato!

Adotar um animal, além de ser um ato de amor, pode salvar a vida tanto do bichinho, quanto a sua! Será criado um vínculo muito benéfico entre vocês de companheirismo e amizade! Mas antes de optar pela adoção de um cachorro ou gato, você precisa fazer um planejamento e seguir alguns passos!

Primeiro você deve definir qual espécie você prefere já que cães e gatos são animais bem diferentes, com comportamentos diferentes. E você precisa decidir qual combina mais com você, qual que você mais vai gostar de cuidar.

Depois você tem que pensar se possui disponibilidade de tempo, pois, seja um cachorro ou um gato, você vai ter que dar atenção, fazer carinho, brincar, dar comida, água, levar ao veterinário… e por falar em veterinário, é necessário também fazer um planejamento financeiro, já que você vai ter que proteger seu pet contra carrapatos, pulgas, dar todas as vacinas, vermifugar regularmente, passar pelas consultas no veterinário e infelizmente a gente sabe que às vezes acontecem coisas que não estávamos esperando, como algum problema de saúde. Então é importante reservar uma quantia de emergência para casos como este.

Converse com as pessoas da sua casa para confirmar se todos estão de acordo em ter um animal, veja se alguém se opõe, se alguém não gosta ou se tem alergia, afinal, a partir do momento em que você adotar, aquela vida é de sua responsabilidade e não merece ser devolvida, muito menos abandonada!

Espaço também é um item muito importante! Mesmo que você more em apartamento, é possível ter um bichinho de estimação, mas talvez seja necessário adaptar algumas coisas, por exemplo, se é um cão de grande porte, a quantidade de passeios terá que ser maior, se é um gato, as janelas e sacadas terão que ser teladas. Por isso, pense calmamente nas possibilidades que você já tem e se precisa adaptar algo antes da chegada do novo morador.

Filhote ou adulto? Essa dúvida pode surgir e tem muito fundamento. Logo que pensamos em um pet, já vem aquela imagem de um filhote fofo e peludinho.  Entretanto, geralmente, os filhotes possuem mais energia, podem ser bem agitados, destruir os móveis e também tem a questão do tamanho. No caso daqueles sem raça definida, fica complicado de saber o tamanho exato que ele terá quando adulto, pois muitas vezes não é possível identificar quem são seus pais. Sendo assim, se você procura um animal com comportamento e tamanho mais definidos, uma opção é adotar um pet adulto!

Talvez o mais importante dessa lista de planejamento é você saber que cães e gatos vivem por muitos anos e que a sua vida pode mudar durante esse período! Às vezes, por algum motivo, você pode precisar mudar de casa, ir para um lugar menor, mudar de cidade, pode passar por dificuldades e o animal não deve ser deixado de lado! Não se trata de uma coisa, um sofá, que você pode descartar porque aconteceu alguma coisa que não foi prevista!

Agora, se depois de refletir sobre tudo isso, você tomou a decisão de que vai adotar, você pode procurar seu bichinho em ONGs de resgate de animais, que geralmente fazem feirinhas de adoção! Comece a pesquisar organizações que você se identifique, acompanhe as redes sociais e fique de olho nas feirinhas de adoção!

Você pode adotar também do centro de controle de zoonoses da sua cidade. Pesquise se na sua região o CCZ faz feirinha de adoção e fique de olho para encontrar o seu animal!

Outra opção são os protetores independentes que são pessoas geralmente não ligadas a uma ONG, que também recolhem os animais das ruas, cuidam e colocam para adoção.

Na internet existem alguns grupos de adoção em que as pessoas colocam os animais que resgataram, mas é importante que você conheça minimamente aquela pessoa ou que você a acompanhe por um tempo pra ver se faz o trabalho direitinho.

E por fim, é possível resgatar diretamente das ruas! Pode ser um pouco mais complicado do que adotar através dessas outras opções, porque você vai pegar um animal que estava correndo risco e que não possui um histórico. Já quando você pega de uma ONG você pode conversar com as pessoas para tentar entender o que aconteceu com o pet antes de chegar na instituição. Isso não significa que a adoção não vai dar certo ou que o animal não vai criar uma ligação com o tutor, mas sim que é preciso estar disposto a lidar com os primeiros cuidados e com a falta de informação sobre a vida daquele bichinho.

É possível que ele esteja com sarna, carrapato, não esteja castrado e é você que vai levá-lo ao veterinário para avaliar se está saudável ou quais cuidados vai precisar.

Todo esse planejamento é para que a adoção dê certo e que você e seu pet sejam muito felizes juntos! Se quiser mais informações, dá o play no vídeo do começo desse post.

E aqui tem mais alguns links que podem te ajudar a definir qual o melhor pet para você:

Como cuidar de cachorro em apartamento https://youtu.be/iyoupCxI6Mw

Gato em apartamento é feliz? https://youtu.be/jR6DPik4nyM

O que é mais fácil de cuidar cachorro ou gato? https://youtu.be/CJqkaPSOqNc

Qual a diferença entre CACHORRO e GATO? ft. Isa Gateira https://youtu.be/qSEQG86jIO0