O que fazer com cachorro no ano novo?

Final de ano sempre gera bastante expectativa! É um momento de fechar um ciclo e iniciar outro! Muitas pessoas então querem aproveitar esse período, que geralmente é de recesso do trabalho, para descansar, curtir em família e passear. E se você tem um animal de estimação, pode ser que fique em dúvida sobre o que fazer com o seu pet. Vai viajar, será que leva junto ou deixa? Com quem deixar? Não vai viajar mas seu cachorro tem medo de fogos de artifício? O que fazer?

Outro coisa que infelizmente é uma realidade nesse período de festas e férias é o abandono de animais. Por falta de planejamento ou de informação algumas pessoas esquecem dos seus bichinhos, não se organizam e abandonam, o que além de ser crime, é desumano!

Mas calma, para tudo existe uma saída! Nesse artigo vamos te dar algumas dicas para que a virada de ano seja tranquila e legal tanto para você, quanto para seu pet!

Vamos começar com quem decidiu ficar em casa no ano novo! Se optou por ficar na sua cidade e vai receber pessoas em casa, é ideal se organizar para que seu pet não fique estressado durante a festa! Se ele está acostumado a ficar com muitas pessoas, ótimo. Só tome cuidado com fugas porque ao abrir e fechar a sua porta várias vezes, para vários convidados, isso pode acontecer. Coloque também plaquinha de identificação com o nome dele e seu telefone, pois caso ele fuja, quem o encontrar poderá entrar em contato com você mais facilmente. Aliás, é indicado que seu animal sempre utilize a plaquinha, já que imprevistos podem acontecer.

Já se ele não gosta de receber visitas, separe um espaço na sua casa, com as coisinhas dele (brinquedo, caminha, água, comida), em que seja possível andar, brincar e claro, não o deixe completamente sozinho durante o evento, vá até esse espaço, brinque com ele, volte para a festa, fique mais um pouco com seu bichinho e assim alterne sua atenção entre os convidados e seu melhor amigo.

Alguns animais possuem medo de fogos de artificio, se é o caso do seu, então não o deixe sozinho durante a queima de fogos! Procure manter o ambiente mais calmo e fique atento a possíveis fugas. Existe uma técnica chamada “Tellington Touch”, feita com pano, que pode ajudar a deixar seu pet mais calmo durante a queima de fogos. Caso queira conhecer, é só clicar aqui!

Para aqueles que decidiram ficar na sua cidade mas passar a virada em outro lugar, que não a sua residência, primeiro é necessário conhecer bastante o seu animal e ter certeza de que o pet não tem medo de fogos, se não, não é aconselhável deixá-lo sozinho, afinal no desespero ele pode se machucar ou fugir. Se ele não tem medo, mantenha a casa conforme o dia a dia e boa festa! Procure somente não deixá-lo por muitas horas sozinho, pois a companhia é essencial para qualquer bicho.

Agora vamos para quem vai viajar! Talvez você até já tenha reservado um hotel, casa ou apartamento para passar o ano novo. Se quiser levar o seu pet, converse com o dono do local, confirme se pode levar seu bichinho e peça o máximo de fotos possível pra ver se o espaço é seguro, ou seja, se não tem como escapar.

Para quem vai viajar e optou por não levar seu animal de estimação, é possível escolher um hotel para deixá-lo durante a viagem ou procurar o serviço de pet sitter (babá de pet) para cuidar dele na sua casa. Porém, não demore para entrar em contato com esses profissionais ou hotéis, já que nessa época a procura é maior. Existem hotéis que não aceitam um animal sem fazer uma adaptação prévia e tem pet sitter que fecha a agenda com antecedência!

Independentemente da escolha que fizer, o mais importante é não esquecer de cuidar do seu cachorro ou gato e nunca abandonar!

Boas festas!